News Details

Novo procedimento de testes é ferramenta fundamental promissora no esforço global para eliminar malária

April 24, 2017

Teste molecular implantável em laboratório de campo é até 80.000 vezes mais sensível que opções atuais

CINCINNATI, April 24, 2017 (GLOBE NEWSWIRE) — À medida em que a comunidade global se reúne para o Dia Mundial de Luta contra a Malária no intuito de celebrar conquistas e traçar estratégias para eliminar a doença da face da Terra, um novo raio de esperança está surgindo de um lugar surpreendente: o lado experimental da equação.

A Meridian Bioscience, Inc. de Cincinnati, Ohio (NASDAQ:VIVO), desenvolveu o illumigene® Malaria, um teste implementável em laboratório e baseado em moléculas para malária que é até 80.000 vezes mais sensível na detecção do parasita da malária que as opções de testagem atuais. O teste foi desenvolvido pela Meridian com a assistência técnica dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) e a Universidade Cheikh Anta Diop de Dacar, Senegal.

“O illumigene Malaria possui o potencial para mudar as práticas atuais. O diagnóstico mais rápido e preciso é essencial na luta contra a malária”, disse o Professor Daouda Ndiaye, do Departamento de Parasitologia-Micologia da Universidade de Cheikh Anta Diop. “O diagnóstico precoce possibilita que se prescreva o tratamento correto, o que leva a melhores resultados clínicos para a pessoa com malária e conserva os tratamentos de malária para as pessoas certas. E como a detecção do parasita da malária em pessoas com baixa contagem de parasitas tem se provado difícil, uma ferramenta de diagnóstico robusta, sensível e implementável em laboratório de campo é necessária para rastrear o reservatório de malária em regiões de pré-eliminação. O illumigene Malaria apresenta essa capacidade.”

illumigene Malaria foi premiado em primeiro lugar por inovação em tratamento de emergência e teste no local de prestação de cuidados pela prestigiada Conferência Journées Internationales de Biologie/Association des Colloques Nationaux des Biologistes em Paris e tem a marca do Comitê Europeu para venda na Europa.

Apesar de uma redução de 60% no número de mortes por malária desde 2000, devido à adoção de melhores medidas de prevenção e aumento do controle, a malária ainda é um dos três principais causadores de mortes de crianças em todo o mundo, com uma média de uma criança por minuto. (1) De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde, quase metade da população mundial está sob risco de malária (2). Em 2015, houve aproximadamente 212 milhões de casos de malária e estimaram-se 429.000 mortes por malária (3). Também naquele ano, a África Subsaariana foi palco de 90% dos casos de malária e 92% das mortes por malária (4). Mais de dois terços (70%) de todas as mortes por malária ocorreram em crianças menores de cinco anos de idade (5).

Embora a malária seja evitável e tratável (6), o diagnóstico adequado é essencial. A testagem molecular provou ser mais eficiente que as atuais opções na detecção do parasita da malária em níveis muito baixos, conhecidos como “cargas”. Identificar indivíduos com cargas baixas traz o duplo benefício de garantir que eles recebam tratamento e prevenir que a doença se espalhe a outras pessoas.

“As pessoas podem ser portadoras de malária sem apresentar qualquer sintoma, e identificar esses indivíduos assintomáticos pode ser desafiador”, disse Slava Elagin, Vice-Presidente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Meridian Bioscience. “Se os testes não os identificam, é impossível eliminar a malária, pois esses indivíduos podem disseminar a doença para outros.”

Esse cenário se desenrola no momento em que a malária já não é mais apenas uma doença da África Subsaariana e do Sul Asiático. Um número crescente de pessoas que emigram de países onde a malária é endêmica resultou na maior incidência de casos na Europa e no Oriente Médio. A proporção de casos de malária importados aumentou durante os últimos anos de 14% para 86% nos estudos mais recentes. Compilando os relatórios, quase 43% dos casos de malária registrados nos principais centros europeus ocorreram em estrangeiros. As taxas de malária são muito maiores em imigrantes estabelecidos que viajam para visitar amigos e parentes em seus países de origem. Eles são responsáveis por até 70% dos casos de acordo com vários relatórios, e esse aumento destaca a necessidade de melhores ferramentas de diagnóstico tanto nos países não endêmicos quanto nos endêmicos.

Embora não seja um conceito novo, a testagem molecular tem sido tradicionalmente um processo complexo que requer laboratórios totalmente equipados e equipe de testagem altamente treinada. A reviravolta do illumigene Malaria da Meridian Bioscience é que ele pode ser implementado no laboratório de campo, onde a infecção por malária é mais alta e a detecção de carga baixa é mais problemática de diagnosticar e tratar. O illumigene Malaria é fácil de usar, não requer treinamento ou investimento de capital especial, produz resultados em menos de uma hora e os materiais de teste podem ser armazenados à temperatura ambiente.

“Esse é um grande avanço na luta para trazer melhores cuidados àqueles que foram infectados pela malária e para interromper a disseminação da doença”, disse John A. Kraeutler, Diretor-Executivo e Presidente do Conselho da Meridian Bioscience.

A disponibilidade do illumigene Malaria, que é implementável em laboratório de campo e fácil de usar, irá melhorar os protocolos de teste ao invés de substituí-los. Ele se unirá aos testes de diagnóstico rápido (RDTs, em inglês) e de microscópio para criar uma rede de protocolos de detecção que irá ajudar a direcionar o tratamento onde ele for mais necessário.

“A malária é uma doença devastadora e nós estamos orgulhosos por trabalhar com todos os talentosos e dedicados indivíduos de todo o mundo na luta para eliminá-la”, disse Kraeutler.

illumigene Malaria será distribuído nas regiões da Europa, Oriente Médio e África pela Meridian Bioscience Europe, e nos mercados internacionais restantes pela rede de distribuição global da empresa. Agora ele é o décimo ensaio disponível em nossa plataforma illumigene que está em uso por aproximadamente 1.500 instituições ao redor do mundo.

1 – Comunicado de imprensa da Meridian, “New Malaria Test, illumigene Malaria, Sets a New Gold Standard for Diagnosis”, de 26 de janeiro de 2016.
2 – Organização Mundial de Saúde: 10 fatos sobre a malária (https://www.who.int/features/factfiles/malaria/en/) Atualizado em dezembro de 2016
3 – ibid
4 – ibid
5 – ibid
6 – Organização Mundial de Saúde, Estratégia Técnica Mundial para a Malária: 2016-2030

Sobre a Meridian Bioscienceillumigene Malaria e a Tecnologia LAMP

• illumigene Malaria é um teste de diagnóstico para malária desenvolvido pela Meridian Bioscience. É um teste molecular que usa a tecnologia Loop-Mediated Isothermal Amplification (LAMP) para ampliar o DNA e detectar a presença do parasita da malária.
  • A LAMP (Loop Mediated Isothermal Amplification) é uma tecnologia de detecção molecular que marca o DNA e utiliza regentes pré-concebidos e autônomos. Ao contrário dos atuais testes de PCR, ele não necessita de um ciclo de temperatura. A LAMP incuba, detecta e reporta a uma única temperatura, permitindo resultados mais rápidos. Os kits de teste do illumigene podem ser armazenados nas condições ambientais, enquanto os métodos moleculares atuais precisam de armazenagem refrigerada.
  • illumigene possui uma tecnologia simples, precisa e fácil de usar, o que significa que nenhum conhecimento técnico específico é necessário para realizar o teste. Os resultados ficam disponíveis em menos de uma hora.
  • Os testes do illumigene baseados em LAMP já são utilizados para o diagnóstico de doenças contagiosas incluindo C. difficile, coqueluche e Herpes Simplex Virus, nos quais eles demonstraram alta precisão.
  • Os testes com illumigene foram aprovados e utilizados em outras doenças por mais de 5 anos.
  • Os benefícios do illumigene Malaria estão em destaque no microsite: www.molecularendsmalaria.com.

Sobre a Meridian Bioscience, Inc
A Meridian é uma empresa de ciências da vida completamente integrada que desenvolve, fabrica, comercializa e distribui uma ampla gama de kits inovadores de diagnóstico, reagentes raros, biológicos especializados e componentes. Utilizando uma variedade de métodos, nossos testes de diagnósticos oferecem precisão, simplicidade e velocidade em diagnóstico e tratamento precoces de condições clínicas comuns, como infecções e envenenamento por chumbo. Os produtos de diagnóstico da Meridian são usados fora do corpo humano e requerem pouco ou nenhum equipamento especial. Os produtos de diagnóstico da Empresa são projetados para aumentar o bem-estar do paciente ao mesmo tempo em que reduzem os custos com cuidados da saúde. A Meridian possui posições fortes no mercado nas áreas de infecções gastrointestinais e respiratórias superiores e análises do nível de chumbo no sangue. Além disso, a Meridian é fornecedora de reagentes raros, biológicos especializados e componentes utilizados por organizações de ciências da vida e indústrias bioagrícolas dedicadas à pesquisa e por empresas como componentes na produção de diagnósticos. A Empresa comercializa seus produtos e tecnologias com hospitais, laboratórios de referência, centros de pesquisa, fabricantes de diagnóstico e empresas bioagrícolas em mais de 70 países. As ações da Empresa são negociadas no Global Select Market da NASDAQ com o símbolo VIVO. O site da Meridian é www.meridianbioscience.com.

Contact Data

Para Relações com Investidores, entre em contato com:
513-271-3700
John A. Kraeutler, Diretor-Executivo

Para todas as outras questões, entre em contato com:
513-403-7222
Joe Shields
Welcome to
logo blue

Please select your country to continue

Continue
CN